21 de nov de 2017

Baleia flutuante

Saudações visitantes!

Esse fim de semana deu origem a um trabalho interessante pessoal, um híbrido de dirigível futurístico e baleia flutuante.

Sempre quis fazer um desenho com esse tema, provavelmente vou fazer outro depois, por enquanto, vamos falar sobre esse.


Utilizei papel Canson Desenho 200 A4 e iniciei a pintura pelo céu (a parte mais difícil para mim), utilizando aquarela em tubo da Pentel. Depois, reforcei as camadas, escurecendo os cantos com magenta e acrescentando um pouco de roxo para finalizar.

Tentei ser delicado com essa pintura, tanto nos traços quanto nas cores. Optei por não usar cores muito fortes e vibrantes como o vermelho e até o verde da nave, é um pouco pastel. Praticamente todas as cores são frias e claras, o pouco de cores quentes que tem na pintura, foi utilizada em detalhes.


Com guache Talens, pintei a baleia e a nave e trabalhei detalhes em algumas das nuvens. Tenho uma paleta com aproximadamente 62 56 cores prontas, não posso ficar usando as mesmas cores em todos os desenhos.

Foi difícil trabalhar o céu, primeiro porque não tenho costume de pintar ambientes, segundo porque faz um tempo que não trabalho com a aquarela da Pentel, então é sempre difícil voltar a uma técnica que eu não domino.

Mesmo assim, o resultado final ficou interessante. Digitalizei a imagem e tentei editá-la pouco, para deixar suas cores o mais próximo possível da realidade, entretanto, a maioria dos tons claros se perdeu no escaneamento.


Já faz um bom tempo que tenho as aquarelas da Pentel, mas continuo impressionado com a quantidade de pigmento que esse material tem. É fantástico! Infelizmente, tenho pouco tempo para ficar misturando tintas todas as vezes que faço uma pintura, por isso criei tantas cores para minha paleta guache. Gosto de estar preparado para qualquer tipo de desenho.

Espero que tenham gostado da pintura.

Abraços e até breve.

2 comentários:

  1. Eu já falei isso em outros posts e corro risco de ser repetitiva, mas é que eu quero a fórmula para trabalhar com tinta no papel 200g sem ondular!!!! Minhas aquarelas ondulam muito, mesmo que eu deixe mais próximo ao guache, preciso colocar embaixo de algum livro para prensar e tirar as marcas.
    E a tua paleta de cores está cada vez mais bonita, achei a ideia de reduzir a paleta bem difícil no começo, mas depois que peguei o jeito, nunca mais consegui trabalhar com muitas cores.
    Abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Lidy, não tem fórmula secreta. Fica um pouco ondulado mesmo, mas depois que eu coloco no fichário onde guardo as pinturas, essas folhas chegam no lugar. Mesmo assim, o ondulado da folha não me incomoda. A única coisa que poderia te dizer é que trabalho com pouca água. Nada mais que isso.

      Mas isso acontece por causa do custo dos materiais. Se não fosse tão caro manter meus trabalhos no bloco Montval, não precisaria usar esse bloco Desenho 200g. O Bloco Aquarela 300g não dá para utilizar, aquela textura em forma de linha não me desce.

      Quanto à paleta, é muito difícil para mim reduzir a quantidade de cores. Quando estou pintando com guache, penso em como finalizar a pintura e sempre tenho as cores que quero, prontas e à minha disposição. Digamos assim: meu cérebro já sabe o que fazer, como, quando e como o quê. Então se você souber, me diga como abandonar hábitos que funcionam. Até comprei um estojo de remédios menor, para tentar reduzir a paleta de 56 para 14 cores, mas não consegui criar coragem para migrar pra ele até hoje.

      Sei que com as cores base, posso fazer qualquer uma das cores que possuo prontas, a qualquer momento, mas eu preciso fazer essas cores todas as vezes que vou pintar e isso é contraproducente para mim. Ahhh como é complicado.

      Enfim, um dia, talvez consiga diminuir minha paleta.

      Abraços e agradeço pelo comentário.

      Excluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.