19 de jul de 2017

Shedinja + Canson Layout 180

Saudações caros visitantes!

Hoje vou falar sobre o teste que fiz com o papel Canson Layout 180 e do resultado, o desenho a seguir, o Pokémon Shedinja (não sei nem de que temporada ele é, vi no Pokedex e achei legal).


Para quem me acompanha no Instagram, pode conferir a foto do esboço desse desenho. Dessa vez, como o foco da postagem não é falar sobre o desenho em si, mas sim sobre o papel, optei por não publicar o passo a passo.

Vou resumir minha opinião sobre o papel em alguns tópicos:

  • Não tem textura alguma, ou seja, é extremamente liso.
  • É muito resistente, suportou o atrito com minhas borrachas abrasivas sem que sua superfície sofresse nenhum tipo de estrago.
  • O papel é extremamente branco e é relativamente barato.
  • Por ser extremamente liso, é muito fácil mesclar as cores, tanto com lápis branco, quanto com blender, ou mesmo somente ao colorir. Mesmo por que, por ser liso, o papel praticamente não transmite nenhuma textura ao desenho e esses recursos para mesclar as cores são quase desnecessários.
Eu testei esse papel apenas com lápis de cor, não utilizei nenhum tipo de tinta, então, por enquanto, não posso falar muito sobre isso. Trabalhei com quase todas as marcas de lápis de cor que possuo, quero ver quais vão me fornecer resultados melhores e montar um kit.

DICA: se o intuito é fazer um desenho com lápis de cor de mina dura e pouco pigmentada, não utilize esse papel. Ele não irá tirar nada desses lápis, ele não tem textura.

Enfim, no desenho acima, utilizei lápis tanto de cera, quanto aquarelável e o papel trabalhou bem com ambas as minas. Mas se tivesse à minha disposição, alguns Prismacolor, talvez obtivesse um resultado melhor (sério?). Não tenho costume de trabalhar com papeis sem textura e foi bem estranho trabalhar com este, contudo, acho que é questão de costume.

Abraços e até breve.

2 comentários:

  1. Esse papel continua sendo um dos que tem melhor relação custo-benefício para ser usado tanto com lápis grafite, lápis de cor ou marcador (a base de água ou álcool). Até mesmo a Posca se comporta bem com ele, embora ondule um pouco (mas é só prensar embaixo de algo pesado que a ondulação desaparece, fica perfeito).
    Boa sorte com o canal! Vou aguardar :)

    ResponderExcluir
  2. Boa Lidy, depois vou testar ele com lápis grafite também, marcador, eu só tenho alguns tons de cinza. A questão de ondular, tem muita gente que não gosta, eu nem ligo, quando coloco na pasta de portfólio, as páginas se "prensam" e fica tudo certinho. Obrigado Lidy, vou tentar. kkkk

    ResponderExcluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.