23 de fev de 2017

Koh-I-Noor Versatil 5201

Saudações caros visitantes!

Já falei superficialmente do porta-minas Koh-I-Noor Versatil 5201 no blog, mas como foram passagens superficiais, resolvi fazer uma resenha completa. Afinal de contas, se você comprou uma Pentel Graphgear 500, provavelmente, vai querer uma dessas.


A minha teoria sobre a aparência desses porta-minas (o mais famoso da Koh-I-Noor e talvez do mundo), sustenta-se no fato dos lápis graduados da marca possuírem o corpo amarelo. Isso é algo tão forte, que a referência visual para o lápis de escrever/desenhar recorrente em desenhos animados, filmes e até na própria busca do Google, são lápis com o corpo amarelo, com virola de metal e borracha rosa.

Fonte: http://www.papelariauniversitaria.com.br/
lapis-grafite-koh-i-noor-1500-6b-1500-6b.html

Mesmo podendo comprar o porta-minas amarelo, se você tiver dinheiro para gastar, pode adquirir o kit com seis opções de cores, acompanhando as cores das minas para desenho técnico que você pode conferir no fim da postagem. Contudo, sinceramente, acho algo supérfluo.

Fonte: http://www.papelariauniversitaria.com.br/
lapiseira-koh-i-noor-versatil-c-apontador-estojo-006-cores-5217.html
Basicamente, a Versatil foi criada para substituir o uso do lápis comum, sendo de madeira ou plástico. Já que ela é praticamente um lápis que não precisa ser apontado, no máximo, se você quiser uma ponta bem fina, pode utilizar o próprio apontador da lapiseira, um estilete, uma lixa, ou comprar um apontador externo que trabalhe com minas de 2 mm de diâmetro.


Assim como os lápis graduados, é possível comprar minas para a Versatil em todos os graus de maciez do lápis graduados comuns. A única diferença é que essas minas são fornecidas em embalagens como essa da Goldfaber, que protegem a mina perfeitamente.


Quando comecei a utilizar esse porta-minas, a primeira coisa que estranhei foi o peso, hoje em dia, isso já não faz diferença. Ela é toda feita de metal, por isso, acredito que vou deixá-la como herança, nem sei se é possível estragar esse material, é muito resistente. Até o mecanismo interno é de metal.

Encontrei essa imagem em um site Europeu, como não consegui copiar o link,
por causa dos caracteres especiais que eles utilizam, deixo aqui
o link da pesquisa com o resultado: https://www.google.com.br/search?q=koh-i-noor+versatil&espv=2&biw=1920&bih=901&tbm=isch&tbo=u&source
=univ&sa=X&ved=0ahUKEwj-lOey8abSAhVFFpAKHdOFDRUQsAQIMQ
#imgrc=FK0VjKZBrM0KrM:

O item que esta indicado com o número 1, é o apontador de minas de 2 mm portátil, que fica acoplado ao corpo da Versatil através de um rosca, conforme a imagem acima demonstra.

Outra coisa que estranhei, foi o fato dela não ter nenhum tipo de virola de metal, borracha, ou item similar que melhorasse o atrito entre ela e os dedos, conferindo segurança ao traço. Por isso, arranquei a borracha/virola de uma caneta e coloquei nela. Outra solução seria enrolar fita crepe na área que você tem costume de segurar, o problema é que a fita crepe muda de cor depois de um tempo, mesmo assim resolve.


Esse é um dos dois modelos de apontadores para mina de 2 mm que encontrei à venda aqui no Brasil, o outro, afila qualquer tipo de mina, mas custa três vezes o valor deste. Desse apontador, só posso dizer coisas boas, pois, a ponta que ele faz na mina é extremamente fina e mais longa que a ponta feita pelo apontador da própria Versatil.

A Koh-I-Noor disponibiliza ao mercado kits de minas coloridas como os que demonstro a seguir. Acredito que eles foram desenvolvidos para desenho técnico, arquitetura ou desenho artístico. Pois, essas minas são macias, bem pigmentadas, resistentes e não podem ser apagadas do papel. Os kits possuem as cores: vermelho, verde, azul, marrom, preto e amarelo.


Fonte: http://www.papelariauniversitaria.com.br/mina-artistica-koh-i-noor-gioconda-2-0-mm-012-un-amarelo-4300am.html
Outras marcas de materiais de arte também possuem porta-minas de 2 mm, mas em geral, o da Koh-I-Noor é o que tem o custo mais baixo. Mesmo assim, gira em torno dos R$ 30,00.

Espero que tenham gostado da resenha, abraços e até breve.

2 comentários:

  1. Comprei esta lapiseira para anotações no trabalho porque é durável. Realmente sua construção é bem sólida. Todavia, a achei pesada sendo cansativo quando o uso é prolongado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo André!

      Ela é um pouco pesada mesmo, eu já me acostumei, uso ela para fazer o esboço dos desenhos e finalizo com a GraphGear 0.5 (ela é mais leve). Experimente usar a Versatil 5201 e depois um lápis, é assustador a diferença de peso.

      Agradeço pelo comentário.

      Abração!

      Excluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.