16 de jan de 2017

Lápis LEO&LEO

Saudações caros visitantes!


Vocês já desenharam com lápis de cor? Eu já! Como adorei fazer isso, vou mostrar para vocês o pequeno tesouro que encontrei: os lápis de cor LEO&LEO.

Antes de tudo, peço desculpas por não ter a foto da caixa dos lápis LEO&LEO. Antes de fazer essa postagem, joguei a caixa fora e não me lembrei de fotografa-la.

Pessoal, descobri recentemente que os lápis da LEO&LEO eram bons para desenho. Já havia testado esses lápis e como constatei que eles têm pouco pigmento para colorir, acabei deixando-os de lado e não fiz sequer uma resenha. Tive a ideia de testá-los como lápis de cor que pode ser apagado, uma forma de economizar dinheiro, já que o Col-Erase da Prismacolor esta com preço alto.

Vejam o teste a seguir:


Deu certo! É possível apagar entre 85% e 95% do traço, desde que você não utilize força demais para desenhar. O Col-Erase Prismacolor custa aproximadamente R$ 12,00 a unidade, já a caixa com 24 cores LEO&LEO custa aproximadamente R$ 8,00. Acho que o custo justifica ao menos o teste.

Nesse fim de semana, fiz um desenho para mostrar a vocês, como eles funcionam nessas condições.


Tive um sonho e fiquei com a imagem dessa caveira na mente, acabei utilizando ela como referência para o desenho. Utilizei as cores: vinho, vermelho escuro, laranja, roxo e marrom. Algumas cores podem ser apagadas com maior facilidade, mas todas podem ser utilizadas como lápis de esboço ou de base para o lápis de grafite ou o nanquim.


Como é um desenho extremamente simples, nem sei se vou finaliza-lo, colorindo com algum tipo de material. O importante é que eu queria mostrar o resultado para vocês, pois constatei algo que sei que outras pessoas já perceberam.

Acredito que o lápis COL-ERASER seja um trunfo na hora de fazer qualquer tipo de desenho, mas é possível substituí-lo por qualquer lápis que não possua pigmento demais em sua composição, ou seja, é possível substituí-lo por qualquer lápis de baixo custo.

Pessoal, estou trabalhando na postagem sobre giz pastel seco, então aguardem.

Abraços e até breve.

PS.: Dê uma conferida no portfólio do Vivien Bertin, ele utiliza lápis Col-Erase em alguns dos seus trabalhos, confira clicando aqui.

2 comentários:

  1. Achei o nome da marca tão engraçado! Acho interessante que você usa alguns materiais muito baratos, que a gente encontra em qualquer lugar (e consegue fazer um bom uso até dos materiais "ruins"). Eu fico até mais animada de saber que dá pra fazer desenhos bonitos com materiais acessíveis, a maioria dos artistas que acompanho (profissionais ou não) usam coisas que custam um rim.

    Esses lápis de cor me lembrou algumas caixas de lápis que eu tinha quando criança, que eu e meu irmão costumávamos falar que eram "lápis de colorir que não colore". A gente ficava muito bravo porque colocávamos força nos lápis e ainda assim a cor ficava clarinha, enquanto que quem tinha lápis de marca boa era só passar que já saia colorido hahaha' Criança também não sabe, colorir, aí só tornava a situação mais difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou, o cerne do blog é justamente esse, mostrar que com materiais simples, você também pode fazer coisas impressionantes. Os primeiros grandes mestres, muitas vezes precisavam criar seus próprios materiais de arte e eu levo isso muito a sério. Já até discuti com um visitante uma vez, quando ele disse que eu devia comprar uma lapiseira melhor. Aí não aguentei, tive que rodar a baiana, confira nesse link: http://www.mcexpart.com.br/2014/10/na-minha-bolsa-tem.html (Acho que essa postagem foi a primeira em que comentou no blog.)

      Adorei essa de "lápis de colorir que não colore", já passei por isso também. Inclusive, na história de origem do blog, eu conto que usava muito lápis da LABRA e que só pude comprar uma caixa de lápis da Faber Castell já mais velho. Às vezes, um lápis desse que tem pouca pigmentação, pode ser utilizado em um papel mais poroso, que vai lixar melhor a mina dele e extrair um pouco mais de cor. Um bom exemplo é esse lápis de cor da BIC: http://www.mcexpart.com.br/2015/09/lapis-de-cor-dr-jekyll-bic-evolution.html

      Excluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.