10 de dez de 2016

Pincel com reservatório de tinta branca

Saudações caros visitantes!

Depois de testar diversos materiais que utilizam tinta branca para finalizar os meus desenhos, encontrei uma solução prática e provavelmente definitiva, montei uma caneta que tem ponta de pincel e que possui um reservatório com tinta branca, um antigo sonho de consumo (POSCA PCF-350). E nessa postagem, vou mostrar para vocês como fiz isso, mas antes, vamos a lista de materiais necessários.

  • Pincel com reservatório para água – Recomendo utilizar os pinceis da Royal e Langnickel, eles são baratos e possuem o sistema de controle de líquido perfeito para a adaptação que vamos fazer. No meu caso, utilizei o modelo que tem a ponta mais fina.
  • Nanquim branco Acrilex – É barato e funciona perfeitamente, foi justamente a tinta que utilizei. Se você não encontrar essa tinta para comprar em sua cidade, pode utilizar alguns desses modelos: Drawing Ink White Koh-I-Noor, Windsor & Newton Ink White 974 ou Ecoline White.
  • Veda-rosca (teflon tape) ou fita teflon – É aquela fita branca que utilizamos na hora de vedar pontas de canos rosqueados.
  • Medium acrílico – É um líquido utilizado para retardar o tempo de secagem de tintas solúveis em água.
Agora que você já possui todo o material necessário, vamos criar nosso pincel portátil com tinta branca.

Medium
Acrílico
Nanquim
Branco




Em um recipiente qualquer, dilua 3/4 de tinta nanquim branca com 1/4 de médium acrílico e deixe guardado em algum vidro que possua tampa com rosca boa o suficiente para não deixar a tinta entrar em contato com o ar.





Pegue o pincel com reservatório, desenrosque o bico e, utilizando a fita veda-rosca (teflon tape), vede a passagem de ar entre o bico e o reservatório. Utilizando essa mesma fita, vede a passagem de ar entre a tampa e bico.


Veda-rosca
(teflon-tape)
Agora vem a parte mais difícil (rs), chacoalhe a mistura de nanquim branco e médium acrílico até que a mistura torne-se totalmente homogênea. Encha o reservatório do pincel com essa mistura e enrosque o bico.

Agora você tem um pincel com reservatório de tinta branca, você pode utilizá-lo com qualquer técnica de tinta a base de água. O melhor de tudo é que o pincel é recarregável e os materiais utilizados para criá-lo, custam muito pouco. Você pode inclusive, fazer mais de um, com espessuras de pontas variadas.

Tanto a fita veda-rosca (teflon tape) quanto o médium acrílico, têm a função de retardar o processo de secagem da tinta nanquim branca, que é altamente rápido. Desta forma forma, você não estraga a ponta do pincel e tem sempre uma tinta branca de alta qualidade à sua disposição, sem bagunça, sem sujeira. Em contato com o papel, essa tinta seca quase tão rápido quanto a tinta original.


Vejam acima, no lado esquerdo tem um desenho pintado com guache, estou tentando terminar ele a alguns dias e os detalhes em branco foram feitos com o pincel com reservatório de tinta branca. No lado direito tem os traços de teste do pincel sobre papel preto sem textura.

E enfim o meu pincel, sei que ele não esta muito bonito, mas o importante é que ele executa bem a função para qual foi criado. E essa aparência não é de descuido, é por que já usei ele para fazer diversas experiências com tinta, inclusive com nanquim preto.


Na hora que for utilizar o pincel, lembre-se de chacoalha-lo para misturar todos os componentes químicos da tinta, desta forma ela não fica rala e ganha maior poder de cobertura.

Outra dica, quanto maior a quantidade de traços sobrepostos com esse pincel, mais intenso será o efeito de branco.

Por hoje é só, abraços e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.