30 de mar de 2016

30 K

Saudações caros visitantes!

Demorou, eu sei, mas até que enfim vou fazer a postagem de trinta mil visualizações e espero que vocês gostem.


Para essa postagem, a fim de homenagear um dos jogos mais importantes da minha infância, desenhei alguns do inimigos que encontramos no jogo.





Acima vocês podem ver o Fishbone e o Mega Mole (que tira onda demais com esses óculos). Desenhei eles em papel Canson 200gr, finalizei o contorno com as canetas da Sakura Pigma PEN e Fine Brush e para pintar, usei as aquarelas em pastilha da Sakura. Os detalhes de luz foram feitos com Ecoline branca e pincel com reservatório de água. Só para reiterar, o papel Canson Desenho 200gr aguenta aquarela, mas fica bem enrugado, eu sinceramente não ligo muito para isso, principalmente por que adoro a textura desse papel para técnicas secas ou molhadas.




Acima vocês podem ver os fantasminhas do jogo, tentei desenhar os principais, aplicando minha interpretação dos pixels de desenho desses personagens. Também utilizei o papel Canson Desenho 200gr, as canetas e a aquarela em pastilha da Sakura, além da Ecoline branca. A única diferença desse desenho para o outro é que utilizei lápis aquarelável (sem aquarelar) Derwent e Mondeluz para valorizar os tons escuros e os detalhes na finalização.




E por fim, o  desenho que me deu mais trabalho, os seres aquáticos do Super Mario World, ao menos os principais. Cheep-Cheep (peixe laranja e branco) e Cheep-Cheep dorminhoco (peixe esverdeado dormindo), Burp (peixe verde com máscara de mergulhador), Urchin (ouriço de olhos azuis), Porcu-Puffer (o maior de todos), Dolphin (golfinho com máscara de mergulhador) e aquela espécie de Urchin que aparece no começo do jogo, amarelo e como chifres ou espinhos prateados.

Fiz o desenho em uma folha Canon Desenho 200gr e finalizei com as canetas nanquim da Sakura. Para fazer o fundo, após aplicar máscara para aquarela nos personagens, pulverizei tinta Aqualine diluída sobre a folha. Com um pincel carregado, coloquei pontos de tinta aqui e ali e joguei sal grosso por cima. Eu quase perdi o desenho por causa disso, mas precisava experimentar a técnica de galáxia, então paciência. Também não posso dizer que gostei, ficou muito escuro e confuso.

Depois comecei a aquarelar os peixes com aquarela em pastilha da Sakura, mas o tempo foi apertando, a data de fazer a postagem chegou, passou e eu ainda não tinha terminado o desenho. Aí resolvi apelar para o Exódia do meu baralho, minhas tintas guache Talens. Com mais ou menos dois ou três dias, finalizei os personagens e acrescentei os detalhes de branco com Ecoline. Clareei o fundo e digitalizei as imagens. Ainda não está como eu queria mas, se fosse seguir o que penso, nunca ia terminar essa pintura.

O que ficou de experiência depois dessa empreitada? 
Nunca mais vou fazer tantos personagens juntos em uma mesma folha, além do trabalho que dá, um sempre influencia ou atrapalha a cor do outro e depois de um tempo isso causa incômodo visual.

Também quero estudar mais essa técnica de fazer galáxia com aquarela e além de usar mais máscara para aquarela, pretendo diminuir o uso de nanquim para finalizar os desenhos.

De certa forma, estou me sentindo um pouco cansado de fazer fanarts, quero crescer artisticamente, expandir o tipo de arte que eu posso produzir e dessa forma isso nunca vai acontecer.



Enfim, depois de passar dos trinta, o que posso dizer? Obrigado! O blog está vivo até hoje por que vocês o mantém assim e eu, só posso agradecer e tentar melhorar cada dia mais e mais para oferecer conteúdo cada vez melhor para vocês. Juro que ainda tem muito material para fazer postagem, só não tenho tempo para isso, infelizmente.

Peço desculpas por demorar para fazer postagens, meu tempo é muito curto. Para vocês terem ideia do tamanho do drama, semana passada além de estar doente, estava com muito trabalho para dar saída, por isso não deu para fazer as postagens prometidas. Vou tentar normalizar as coisas a partir dessa semana.

Espero que tenham gostado da postagem e dos desenhos.

Um abraço para todos e até breve.

11 comentários:

  1. Parabéns pelas 30k visualizações, Mateus! Virão ainda muitos "k", pois eu tenho cada vez mais convicção de que, para conteúdo de qualidade, sempre terá espaço.
    Fiquei impressionada que você usa tinta no papel 200g e ele praticamente não deforma, me ensina essa bruxaria!!! Tenho estudado bastante aquarela desde que comecei o curso da Sabrina, ela puxa as minhas orelhas toda a semana, praticamente hahaha.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo comentário e pela atenção. Se depender de mim, vou continuar remando contra a maré a fim de trazer conteúdos novos para o blog sempre.

      Já a magia, não posso ensinar, aprendi lendo os livros de um rapazinho que tem um raio na testa. kkk Mentira é só dizer Parangaricutirimícuaro... Brincadeirinhas à parte, utilizo a tinta com menos água. Por exemplo, não tenho costume de umedecer o papel para aquarelar, um recurso que já percebi ser muito útil para diversos artistas.

      Morro de inveja, Sabrina Eras é uma aquarelista impressionante. Se fosse eu no seu caso, ou teria a orelha brocada igual lutador de MMA ou nem teria mais orelha, as regras que permeiam a técnica de aquarelar não entram na minha cabeça. Aí tento me virar da forma como posso....

      Abraços!

      Excluir
  2. Muito bom Mateus, preciso qualquer hora tentar algo com aquarela.

    Os inimigos do fundo do mar ficaram muito legais.

    Parabens pelas visualizaçoes, e continue postando que continuaremos acompanhando.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcelo. Aquarela e lápis de cor são os materiais que estão em alta. Sinceramente, não domino muito bem aquarela, é muito difícil me libertar da ideia de não controlar a tinta.

      Excluir
  3. eu entao muito menos, fiz um unico teste com lapis aquarelavel e nao curti o resultado ae migrei pros marcadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insista, o lápis aquarelável é meio chato no começo, depois vc se acostuma... Faz um bom tempo que não utilizo lápis aquarelável em um desenho, como material principal, ultimamente utilizo ele na finalização, seco ou aguado, mas vou fazer uma postagem nova qualquer dia desses sobre isso, não falei sobre meus Derwent e meus Mondeluz até hoje.

      Excluir
  4. Ei! Parabéns pelos 30k!!! Isso é reflexo do seu trabalho incrível e sua dedicação! Sempre traz conteúdo e ilustrações muito bacanas!Me deixou muito curiosa sobre a ecoline branca... La se vai mais um item pra whish list =(

    Continue assim e parabéns novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela ilustre visita, sumida!

      Queria poder me dedicar mais, também queria ver mais postagens no seu blog né, mas ninguém tem tudo que quer né?! A tinta Ecoline Branca é cara, mas até hoje não experimentei material melhor para fazer estouros de luz. Talens é f#%$@! Fazer o que né, a crise é que aperta o bolso nessas horas.

      Obrigado novamente, abraços e até breve.

      Excluir
    2. ahahaha achei que já tivesse ate esquecido de mim rsrs
      Então, eu estou com o www.imagineiilustrei.com.br mas mesmo assim, não faço tantas postagens. é dificil trabalhar o dia todo e ainda chegar inteira em casa para fazer algo... acho que escrever talvez não seja meu forte, mas quero pelo menos começar a mostrar meu processo no blog... Nem me fale em crise hahaha eu estou em busca de marcadores com tons de pele, queria copics... MAAAAAAAAASS $$$$ Achei um na sinoart, preço ate que amigo... mas não acho nenhuma resenha sobre eles.

      Continuo te acompanhando por aqui rsrs
      Ate mais <3

      Excluir
    3. ôooo claro que não, até te mandei a TAG descobrindo novos blogs

      Que repaginada legal, tá de parabéns! Eu sei o que é não ter tempo para fazer as postagens, ainda mais nesse começo de ano turbulento pelo qual estamos passando.

      Qual a marca desses marcadores? Tá tudo muito caro, dá vontade de migrar de vez para o digital só por isso.

      Obrigado, vou começar a acompanhar o novo blog agora. Parabéns novamente, ficou muito bom mesmo, agora é começar a devorar o novo conteúdo.

      Excluir
    4. Acredita que eu vi sua marcação agora? Vc fez um cometario no meu blog..achei q ninguém mais comentava e deixei de ver!

      Em breve farei uma seleção de blogs pra postar no meu..com ctz o seu sera um desses!

      São marcadores SINOART mesmo... http://www.artecamargo.com.br/wp-content/uploads/2016/02/caneta-marker-artist-sinoart-basica-frente.png?5a7855

      Sabe que faz tempo que não vou pro digital? ta ai um ótimo post pra eu tentar fazer srsrs

      Excluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.