14 de jan de 2016

Resenha - Sakura Pigma FB e Pen 10

Saudações caros visitantes.

Hoje quero mostrar para vocês algumas das novidades desse ano, para ser mais exato, quero mostrar os materiais que adquiri recentemente que são indicados para fazer a arte final.

Esse não é o primeiro desenho do ano, é o segundo, eu sei que não faz sentido postar ele primeiro mas isso só vai acontecer por que o outro eu ainda não terminei e essa postagem é só sobre arte-final, ou seja, é mais simples de se fazer.

Vamos ao motivo da postagem. Estava indo para o trabalho e tive uma visão desse desenho, já sei que ele é meio "assustador". Puxei o meu sketchbook da mochila, minha lapiseira e rabisquei o desenho a seguir.


Mais tarde, quando sobrou um tempinho, no papel Canson Desenho 200, fiz o desenho a seguir. Utilizei grafite comum, azul e vermelho como teste, gostei do azul, do vermelho não. Pretendo utilizar mais grafite azul esse ano.


Em seguida, comecei a fazer o lineart com as canetas demonstradas abaixo (observem as novidades).



Comprei as canetas Staedtler Pigment Liner, Sakura Pigma FB e Pigma Pen 10*. Isso depois de assistir ao vídeo do canal Cras, confiram, é muito legal. E depois de utilizá-las em dois desenhos, posso afirmar, elas são muito boas.

Para ser mais exato, estou adorando a Pigma FB (fine brush), é a melhor caneta com ponta de pincel** que já utilizei. A ponta é firme e consegue fazer traços que variam bem de espessura. Sério, estou extasiado com essa caneta. Nem a COPIC Multiliner SP BS consegue fazer o que ela faz , sequer tem o mesmo controle de espessura.

Enfim, vamos voltar ao desenho.


Observem os traços acima, fiz eles com a Pigma FB.



As partes mais escuras, preenchi com a Pigma PEN 10**, que basicamente é um canetão para preencher grandes áreas com tinta tipo nanquim e ela faz isso muito bem.


Nos traços mais espessos, utilizei a Multiliner SP BS.

E enfim, o desenho finalizado.


Ainda não sei qual técnica ou material vou utilizar para finalizar esse desenho, mas adorei fazer o lineart dele, melhor dizendo, adorei utilizar a Pigma FB.

No vídeo, o Thiago cita também a Pigma MB (medium brush) e a Pigma BB (big brush). Não as comprei pois já possuo a Multiliner SP BS e a Sakura Pigma Brush original e não sou muito fã dessas duas últimas canetas (elas perdem a precisão da ponta muito rápido). Outro motivo pelo qual não comprei essas canetas é por causa do preço, mais de R$ 20,00. Eu sei que elas justificam o custo pela qualidade, mas nessa crise, tirar esses valores do bolso não está sendo um boa ideia.

Assim que possível, farei uma postagem comparativa com todas as canetas com ponta tipo pincel que possuo. A Sakura bem que podia me enviar essas duas canetas que não comprei, gostaria muito de comparar elas com a Sakura Pigma Brush, seria fantástico.

Enfim, se você já utilizou a Sakura Pigma Brush e não gostou, não se preocupe, pelo menos com a FB você não vai ter dor de cabeça. E da PEN 10 não há do que reclamar, cumpre perfeitamente a função para qual foi criada.

Ainda não posso falar muito sobre o rendimento* das canetas ou a resistência das pontas, ainda estão "com cheiro de novas", mas vou manter vocês informados.

Quase me esqueci de falar sobre a caneta da Staedtler. Ela é muito boa, desliza suavemente e é extremamente fina. O corpo da caneta possui uma leve textura que ajuda na hora de manter a precisão do traço. A qualidade que o nome carrega foi comprovada, o traço ainda não apresenta falhas e a tinta é extremamente escura. Ainda não posso falar sobre o rendimento dela ou sobre a resistência da ponta, mas posso fazer isso num futuro próximo.

Espero que tenham gostado da avaliação e do desenho.

Abraços e até a próxima.


* A caneta PEN 10 destrói o papel se passarmos sua ponta muitas vezes no mesmo local.

** A Juliana questionou o rendimento e o funcionamento da Pigma FB e eu dei uma resposta que pode acrescentar ou modificar a opinião de vocês na hora de comprar essa caneta, vale conferir os comentários.

2 comentários:

  1. Olá Mateus, uso a Sakura Pigma FB desde o ano passado, e gosto muito dela, PORÉM achei ela pouco durável, logo começou a falhar, mesmo usando com delicadeza. Quando tento fazer traços mais fortes tentando variar a linha ela falha feio, pensei ser a tinta acabando, então comprei uma nova, e o mesmo problema! Você já tentou fazer um traço mais forte/grosso com ela e ela falhou? Não conheço outras pessoas que usam essa caneta, e buscando no google encontrei seu blog.

    Abs,
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Juliana.

      Agradeço pelo comentário.

      É engraçado você fazer essa pergunta justamente essa semana, por que foi justamente há umas duas semanas que comecei a perceber isso também.
      Enfim, vamos por partes:

      — Não sei dizer se é a tinta que está acabando ou secando, mas minha caneta também não está funcionando a todo vapor como quando comprei. Para tentar resolver esse impasse, (assim como você) diminui a velocidade do traço e passei a trabalhar com mais delicadeza e por vezes, até a refazer alguns traços. Gostei tanto dela, que estava fazendo tudo com ela, sem dar descanso e deixando de utilizar as outras canetas que tenho que fazem os traços mais largos ou preencher as áreas maiores.

      — Eu tenho tentado utilizar ela apenas para fazer dos traços finíssimos aos médios, a ponta dela é muito firme, então tento não exagerar na força para não danificá-la. Tenho muita vontade de comprar a Pigma MB para fazer dos traços médios aos largos.

      — Eu tentei explorar os limites dela e eu percebi que ela não foi feita mesmo para fazer traços largos. A ponta da minha, quando tento fazer um traço muito largo, dependendo da posição da ponta e do papel, ela se divide em duas e “bye bye” traço.

      Enfim, não sei se ajudei muito, mas só para finalizar, recomendo utilizar ela somente para fazer os traços mais delicados e se possível, utilize a MB para fazer os traços mais largos. Acho que FB não foi feita para traços largos mesmo, o maior indicativo disso é a dureza da ponta. Agora, com relação ao rendimento da caneta, infelizmente se estiver acabando rápido mesmo como parece, não vale tanto o investimento assim, já que é um produto muito caro e nesses casos, já estou pensando em trabalhar com pincel e nanquim e abandonar de vez essas canetas. Kkk

      No fim acho que não ajudei nada e percebi que preciso atualizar a postagem. ;-(

      De qualquer forma, abraços e até breve.

      Excluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.