9 de out de 2015

Uni-Ball Eye Fine - Resenha

Saudações caros visitantes!

Estou sem tempo para fazer postagens novas para o blog e isso é frustrante. Estou com muito material à minha disposição e nenhum tempo para falar sobre eles ou para utilizá-los. Por causa disso, hoje, a postagem será uma espécie de “drops”.

Não sei se vocês conhecem a caneta Uni-Ball Eye Fine da Mitsubishi (UB-157), mas recomendo comprarem uma o quanto antes.

Nesse ano, queria muito participar do Inktober, mas não será possível. Comprei essa caneta justamente por isso e não consegui fazer sequer um desenho. Mesmo assim, vou fazer a resenha da caneta, talvez este seja um material tão útil para você quanto está sendo para mim, por isso vamos direto ao ponto.



Características principais
  • Tinta resistente a água e álcool.
  • Fluxo de tinta contínuo e sem falhas no traço.
  • Escrita macia graças a ponta de tungstênio.
  • Nível de tinta visível no corpo da caneta.
  • Produto importado do Japão, ou seja “top” de linha.
  • Composição: Resinas termoplásticas e tinta à base de solventes e corantes orgânicos.

Avaliação pessoal

Adorei esse material, basicamente é uma caneta esferográfica com tinta resistente a água assim como nanquim e esse é o ponto que me levou à compra. Queria uma caneta que me possibilitasse finalizar os desenhos o mais breve possível, e encontrei!

Seu traço é suave, sua ponta desliza muito bem sobre o papel, tanto que agora preciso controlar a velocidade do traço para não me arrepender depois. Com as canetas com ponta de feltro, o traço fica extremamente lento, principalmente nas de espessura mais fina.


Essa caneta é boa para fazer contornos, para arte-finalizar e para cobrir áreas grandes. E apesar de ser “rollerball”, ela consegue fazer um pouco de variação de traço, dependendo da velocidade, pressão e inclinação da caneta. O traço pode variar de 0.1 à 0.4, isso se compararmos à UniPin, de acordo com o fabricante, a ponta é equivalente às canetas esferográficas 0.7.

O preço é relativamente baixo, equivalente a qualquer caneta descartável com tinta resistente à água, cerca de R$ 7,90. Quanto ao rendimento, nada posso falar, faz poucos dias que comprei ela e o nível de tinta do mostrador ainda não desceu (o nível é verdadeiro, todo o corpo da caneta está cheio de tinta).






Ela é confortável e prática, não entope e não apresenta falhas no traço, inclusive quando retoquei um desenho finalizado com guache. E apesar de ser irrelevante para mim, parece que essa caneta também é disponibilizada em outras cores.

Nem tudo são flores, como o fluxo de tinta é “muito intenso”, a caneta despeja muita tinta sobre o papel e essa tinta demora um pouco para secar, assim como quando utilizamos nanquim e bico de pena. Então tome muito cuidado para não borrar/manchar seu desenho. Isso não chega a ser um defeito, só se comparado às canetas com ponta de feltro que secam quase que instantaneamente.

Por fim, recomendo comprarem essa caneta pelo baixo custo e pela praticidade que ela proporciona. Venho utilizando ela para finalizar desenhos, para anotar coisas e fazer rascunhos no “sketchbook” e além disso, deixo ela no bolso externo da mochila caso precise de uma caneta em uma lotérica ou lugar parecido.

Parte de um desenho que está sendo finalizado com a caneta Uni-Ball.

Antes que eu esqueça, ESTA POSTAGEM NÃO É PATROCINADA, infelizmente, ainda alcancei esse degrau (só Deus sabe como gostaria de ficar à disposição do blog e de vocês).

Por hoje é somente isso, espero que tenham gostado. Até breve pessoal.

2 comentários:

  1. Já usei essa caneta, ela é fantástica mesmo, deixa o traço bastante bonito e o preto é intenso. Comecei o Inktober com vários trabalhos adiantados, com medo de me atrasar, mas depois de uma semana entrei em pânico, porque são 31 f*cking dias e as ideias se esvaem como água no ralo. Estou me desdobrando para dar conta rsrsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe, talvez no próximo Inktober eu faça isso também. Me preparar anteriormente ajudaria muito. E como você disse, são 31 fu#%@&¨ dias e aja tempo para desenhar tanto, quando precisamos trabalhar para pagar as contas.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

      Excluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.