9 de set de 2015

Nova logo do blog

Boa tarde pessoal!

Gente, fiz uma proposta de logo (brasão) para o blog. Atualmente, no topo do blog, utilizo minha logo com um fundo trabalhado, mas isso não está certo. 

Minha logo não interage com o conteúdo das postagens. Por isso, acho que já passou da hora de fazer algo especial, dedicado ao blog, dedicado à vocês.


Não pensei em nenhum conceito quando rabisquei esse brasão. Apenas procurei representar a primeira ferramenta que utilizei  para me expressar visualmente e a evolução dela, a ferramenta que venho utilizando com maior frequência ultimamente. Inseri o MC do meu nome e coloquei algumas faixas para inserir os conteúdos complementares. Ficou bem simples, mesmo assim, acho que consegui representar as informações mais importantes para a "logo" do blog.

Essa postagem também vai ser um experimento. Ela será uma postagem tipo WIP (work in progress), ou seja, a medida que for trabalhando no projeto da logo, vou adicionando novas imagens e textos à postagem. 

Se isso der certo, vou tentar utilizar esse recurso com maior frequência daqui em diante.

Para desenvolver o desenho, como de costume, fiz o esboço da logo com o porta-minas Koh-I-Noor Versatil 5201. Como suporte, utilizei o Sketchbook da Canson, formato A4, cujo papel tem gramatura de 100g/m², além de ser levemente texturizado. No lineart, utilizei caneta UniPin Fineline 0.1 e na área totalmente preta, caneta POSCA PC-5M.

Dei pouca atenção para a finalização física da logo, simplesmente porque vou vetorizá-la utilizando o Illustrator (conforme a imagem seguinte), o lineart foi feito apenas para destacar o traços.


1ª ATUALIZAÇÃO – Na imagem seguinte, você pode visualizar as linhas vetorizadas e espelhadas. Para o próximo passo, vou utilizar a ferramenta do Illustrator: Balde de tinta em tempo real com essas linhas. Assim vou economizar muito tempo, criando essas formas automaticamente.


2ª ATUALIZAÇÃO Na imagem seguinte, criei as camadas do fundo com a ferramenta balde de tinta em tempo real.


E eis o resultado, todas as formas bem delimitadas.


Vetorizei e corrigi o MC, além dos símbolos do lápis e da caneta da mesa digitalizadora Intuos.


3ª ATUALIZAÇÃO – Inseri os textos complementares, apliquei a distorção de envelope e adequei a faixa inferior ao conteúdo. Na próxima postagem vou tentar apresentar o teste das cores da logo e quiça apresentar a logo finalizada.


A parte final dessa postagem pode ser visualizada neste link.

7 comentários:

  1. Dá-lhe! Também estou em processo de mudança da header do blog.
    Adoro posts desse tipo, por mim pode ter mais, sim!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lidiane, vou ficar aguardando ansiosamente.(*O*) Posta o processo viu! (kkk)

      Que bom que você gostou do estilo de postagem Lidiane, estou pensando em fazer isso para os desenhos e pinturas também.

      Abraços!

      Excluir
  2. Muitíssimo interessante Mateus! Quando finalizado ficará show, tenho certeza! O "rascunho" já está de dar inveja boa. HAHAHA Show de bola. Quero ver o logo o quanto antes no blog logo, torcendo aqui, abração!

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esse troço de inveja boa. =D

      Agradeço os elogios e a força Everton. *O*

      Excluir
  3. Opa, que legal, Mateus! Gosto do sistema de atualizações sim, só não sei se vou ser disciplinada pra acompanhar, hahahaha!

    O logotipo tá ficando show! Adorei o desenho e como você levou os elementos do blog de forma simplificada pro brasão: tradicional + digital, não precisa ter tudo numa imagem só. :)

    A única coisa que me causou estranheza foi o 2014 separado. Eu fiquei pensando e pensando várias vezes antes de comentar se haveria alguma outra possibilidade pra te sugerir, mas tudo que me veio à cabeça atrapalha na leitura da frase, hehe.

    Desculpa, parece que eu estou criticando por criticar, mas não é essa a intenção. ^^"

    braços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da ideia, preciso descobrir como é possível tirar o melhor desse tipo de postagem. Disciplina, o que é isso? kkkk

      Que bom que gostou da ideia do brasão, ficou bem simplificado mesmo.

      Essa ideia de "quebrar" o 2014, tive por que vi uma coisa assim um tempo atrás em um brasão e achei bem interessante e estava esperando a chance de utilizar.

      Agradeço só por saber que pensou em uma forma de "resolver o problema", quem sabe antes de finalizar a logo eu tente modificar isso.

      Crítica não, direcionamento!

      De forma alguma Joyce. Na verdade eu agradeceria se isso acontecesse mais vezes (em todo o conteúdo do blog). Eu sinto falta desse tipo de crítica construtiva em relação ao meu trabalho.

      MOMENTO DESABAFO: Às vezes, fica parecendo que estou escrevendo atoa. Apesar de ter uma boa quantidade de visualizações diárias, não sei o que se passa do outro lado da tela do computador. Não sei se gostam, se acham uma b*%$#@, se precisa mudar ou melhorar algo. É tenso!

      Abraços e um ótimo fim de semana Joyce!

      Excluir
    2. Ahahahaha! Desculpa achar graça Mateus, mas eu me identifico 100% com a sua impressão de escrever a toa. As vezes isso me deixa pra baixo, mas eu tento não me importar muito, porque de outra maneira eu não atualizaria o Caixola nunca mais, sabe? :)

      Enfim, bom trabalho até agora!

      Abraço e ótima semana pra você!

      Excluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.