8 de mai de 2015

Photshop e o brush de pintura real

Bom dia, pessoal!

Assisti um vídeo outro dia, do canal do Youtube: bate papo ilustrado com o Will Murai, e nesse vídeo o Will fala sobre uma ferramenta do Photoshop que até então eu não havia utilizado ou não sabia direito para o que servia, o pincel de mistura.

Você não conhece o Will Murai? Vixe! Ao meu ver, se houvesse um TOP FIVE de ilustradores no Brasil, ele estaria entre eles. E se você duvida, confira alguns dos trabalhos dele.



A princípio, não dei atenção para a dica do Will, somente hoje resolvi testar a ferramenta e adorei os resultados. Não aprendi a utilizá-la ainda, mas os resultados são de espantar. Agora posso falar que os pinceis do Photoshop simulam materiais reais com a mesma qualidade e competência do CorelPainter, que na minha opinião, é o mais robusto software de pintura digital do mercado.



Esse pincel fica junto ao brush comum, para utilizá-lo, basta clicar na "setinha" minúscula que fica no botão do brush ou pressionar as teclas Shift + B sucessivamente até que o ícone ao lado, apareça na barra de ferramentas. Acredito que esse pincel está presente no Photoshop desde a versão CS3, mas não posso afirmar isso. Vejam ao lado o ícone do pincel e a seguir os controles dele.

Clique na imagem para ampliar.
Como disse anteriormente, não testei o pincel o suficiente para postar uma pintura, más deixo a seguir uma comparação (pobre) de dois brushes diferentes, com traços feitos utilizando o pincel comum (à esquerda) e os outros feitos com o pincel de mistura (à direita). Clique nas imagens para ampliar.


Observem a última imagem, todos os traços dão a sensação de que você está utilizando tinta de verdade. Inclusive no traço preciso, a tinta parece acabar gradativamente e para "recarregar", só com um traço novo. Nos borrifos de tinta, as cores se misturam criando diversas tonalidades, resultado que geralmente você só obtém com tinta e espátula.

Fica a dica, combine os controles e os brushes, já encontrei resultados próximos da pintura com spray, tinta óleo, lápis de cor, caneta esferográfica, esponja ou rolo e por aí vai. É simplesmente fantástico!

Confira o vídeo do Will a seguir, o cara é F#@*%!

Até breve pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.