12 de set de 2014

Minhas técnicas - Parte 2 - Guache

Boa tarde leitores (as).

Essa é a segunda parte do post sobre a técnica guache, para quem não viu o primeiro post, confira clicando aqui.

Como o básico da técnica já foi ensina no post anterior, vou adiantar os processos.

6º Passo - Como havia dito, trabalhei nos "cristais", onde utilizei magenta, marron (partes iguais de amarelo e magenta mais uma pequena parte de preto), verde-água nos reflexos e um pouco de roxo (partes iguais de magenta e ciano) para escurecer. Deixei as cores bem densas, assim elas deixaram marcas mais expressivas no cristal. Acho que ficou bom assim. As áreas de branco, além das que deixamos reservadas, foram feitas com caneta gel branca.





7º Passo - Finalizei os cristais e escureci a pele com uma mistura de verde-água e azul escuro (pode ser o ciano puro com uma parte pequena de preto ou de magenta).




8º Passo - Trabalhei nos tentáculos, que são amarelo acinzentados e para isso utilizei uma mistura de cinza com amarelo escuro nas primeiras camadas e nas últimas, acrescentei um pouco de preto nas sombras. Comecei também a criar as pintas da pele dele e a esboçar o que "poderia" ser a cor do mar.



9º Passo - Finalizei os tentáculos e fiz as pintas da pele, simulando textura. As pintas são feitas com a tinta levemente diluída, assim quando aplicada sobre o desenho, não importa a cor da camada de baixo, a camada da pinta fica com a cor pura. Para fazer alguns pontos de luz nos tentáculos, utilizei a caneta gel branca.





10º Passo - Vou fazer mais algumas luzes com a caneta gel branca e as contra-luzes com um verde-água ou azul claro. Se animar, vou fazer o fundo, como a pintura é grande, dá tanto trabalho que a preguiça até grita.

Bom, a pintura está finalizada e o tutorial também. Basicamente, é desta forma que faço minhas pinturas com guache. Às vezes, faço as primeiras camadas com lápis aquarelável, às vezes utilizo o lápis aquarelável para dar acabamento nas camadas de guache, seja clareando ou escurecendo e vice e versa. No próximo post-tutorial, vou mostrar como aprendi a utilizar o lápis aquarelável e estou pensando em um post sobre nanquim.

Espero que tenham gostado. Se houver alguma dúvida, gentileza deixar comentário.

Até a próxima.

4 comentários:

  1. Nossa, Mateus! Ficou lindo!
    Eu gosto desse efeito que você dá nas coisas, de não ser aquela pintura lavada sem graça, e mostrar sim as marcas das pinceladas e das sobreposições. Teoricamente quem trabalha bem com guache consegue trabalhar bem com aquarela também (pois a base das tintas é a mesma), mas assim... não sei até que ponto isso é verdade, pois até hoje meus trabalhos com guache foram horríveis! Vou seguir seu tutorial e tentar produzir algo decente.

    Obrigada por compartilhar as etapas. Vai ajudar muita gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nane.

      Espero ter conseguido passar o conteúdo de forma clara. Mas estou aí, se você tiver alguma sugestão de como fazer as postagens, estou todo ouvidos. (kkk) Já a aquarela, vou acabar comprando um estojo da Koi, mesmo que seja o básico 12 cores. Fico brincando chamando minha paleta de aquarela falsa, mas o guache e a aquarela reagem de forma diferente em contato com o papel, preciso testar a aquarela de verdade. Outra coisa que está chamando minha atenção são as Ecolines, fico vendo seus posts com ela e os olhos ficam brilhando. (Chô inveja! kkkk) Mas o escorpião no bolso não está deixando matar essas vontades. (kkk)

      Estou trabalhando agora no Tutorial do lápis aquarelável e nanquim, não demora muito e tem mais coisa legal no blog.

      Excluir
    2. Pra você que se interessou (e pra quem mais interessar, rs), existe uma aquarela líquida muito mais barata que Ecoline chamada Aqualine, e não vi diferença entre as duas marcas. Tendo as cores básicas, você faz miséria! Kkkkkk

      A única sugestão que eu dou em relação as postagens é fazer as coisas de uma vez só. Mas é muito pessoal essa opinião, porque sou ansiosa e gosto de ver tudo logo. Hauahua Dividir em 2 partes me corta o coração. xD

      Abraço!

      Excluir
    3. Aqualine, vou conferir o preço hoje mesmo. (E você se acha acha ansiosa? - kkkk)

      Vish, bom vou tentar fazer isso da próxima, é só deixar tudo pronto ou só postar quando tudo estiver pronto. (Bom, me viro.) Valeu mesmo!

      Excluir

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.