21 de ago de 2014

Branco - Parte 2

Saudações!

Confira a segunda parte do post sobre tinta branca. Clique aqui e confira o primeiro post.


6º Lugar - Lápis aquarelável branco



Gosto muito da linha de lápis aquarelável “escolar” da Faber Castell. A relação custo × benefício × qualidade final é muito boa. O que pago em uma caixa com doze cores, compro no máximo dois ou três lápis das marcas de lápis aquarelável mais famosas do mundo e isso não me anima muito.

O lápis aquarelável possui todas as qualidades da pintura a aquarela; a baixa opacidade e a facilidade de se dissolver a mina em água.

O lápis branco aquarelável serve tanto para clarear tons quanto para criar áreas de brilho, que também podem ser criadas apenas com um pincel embebido em água, na aquarela clássica. Para criar detalhes de branco puro é preciso utilizar uma grande quantidade de tinta dissolvida e diversas camadas e isso não é muito interessante com esse material.

Confira mais informações sobre o produto no site do fabricante: Faber Castell

5º Lugar - Tinta branca Guache Talens


Os potes de tinta guache Talens custam uma pequena fortuna, mas possuem qualidade superior que o guache da Acrilex, única marca de guache que já testei além da Talens. Além disso, o guache Talens rende muito, cria cores fantásticas e pode ser utilizado em conjunto à aquarela. Posteriormente demonstrarei como são criados cada tipo de tinta e irei detalhar melhor o funcionamento da tinta guache, bem como o da aquarela.

Por causa do parentesco de fórmula com a tinta aquarela, a tinta branca guache funciona praticamente da mesma forma, exceto pelo fato de ser completamente opaca e de permitir criar detalhes de branco mais expressivos. Dentro do pote, essa tinta resseca rápido e fica quebradiça se não for umedecida ou se ficar exposta ao ar por muito tempo.

Recomendo utilizar o guache branco Talens apenas para clarear partes do desenho. Você pode até fazer detalhes brancos puros com ele, mas nesse caso, os próximos itens da lista são mais indicados.
Você pode adquirir esse material em diversos formatos e quantidades.

Confira mais informações sobre o produto no site do fabricante: Talens

4º Lugar - Caneta Posca Branca

Da esquerda para a direita, modelo: PC-17K, PC-8K, PC-5M, PC-3M (cinza e dourado), PC-1MR e PCF-350.
Talvez eu esteja sendo injusto ao colocar a caneta Posca na quarta colocação e não na segunda. Mas isso é por causa de dois fatores, o melhor modelo de Posca para fazer detalhes brancos custa muito caro e é difícil de ser encontrado. Gostei muito da caneta gel branca (ela merece um post à parte), más a tinta da caneta Posca tem qualidade superior.  Já testei os modelos PC-3M, PC-5M e a PCF-350 (preta). Gostei de todos os modelos, mas o melhor e o mais caro é o PCF-350, custa cerca de R$ 25,00.

Os marcadores permanentes Posca são muito bons, são solúveis em água, duram muito e escrevem em qualquer superfície. A tinta lembra muito a tinta guache diluída. Até reage igual, pois depois que seca, você pode passar camadas de tinta sobre ela sem interferir na camada anterior. Ela também seca muito rápido e é excelente para criar áreas de branco puro.

Confira mais informações sobre o produto no site do fabricante:Posca

Até o próximo post.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde um pouco. Assim que eu ler seu comentário, ele será publicado e terei o maior prazer em respondê-lo.

Agradeço por comentar!

Um abraço e até breve.